quinta-feira, junho 09, 2016

Scapin Spektro la più bella italiana



A propósito da última travessia em que participámos foi-nos dada a oportunidade de experimentar uma bicicleta, a Scapin Spektro, a rígida de roda 29” topo gama da marca. A Scapin é recente em Portugal mas existe desde 1957, fundada por Umberto Scapin com a ambição de criar bicicletas confortáveis e perfeitas em todos os detalhes.

O modelo que recebemos veio equipada com grupo completo Shimano XT de 11 velocidades, 2 pratos na frente, periféricos Ritchey WCS, suspensão RockShox Reba e rodas com cubos Miche e aros Stan’s NoTubes ZTR, tudo equipamento de gama alta pronto para a mais exigente prova e que durante este teste em nada decepcionou.

Começando pelo quadro nota-se o cuidados nos acabamentos tão apregoados pelos italianos e o ponto mais a favor e que destaca-se de outras bicicletas semelhantes que já testei, o conforto, seja na posição em cima da bicicleta, seja na passagem por trilhos mais acidentados. Os 80 quilómetros do teste foram feitos sem desconforto algum e total adaptação à geometria da bike.

A transmissão Shimano XT também agradou. Nos últimos anos tenho usado SRAM mas senti que a Shimano evolui muito e tem neste grupo um produto acessível, polivalente e bastante fiável.

As rodas são leves e os cubos silenciosos mesmo ao meu gosto. Não notei excesso de flexão em trilhos cheios de pedra ou sprint’s.

Na frente a suspensão RockShox Reba acaba por ser, dentro da marca, a mais polivalente, funciona quando é necessária e apenas peca por ser um pouco seca comparando com outras marcas.

Os componentes Ritchey WCS completam o conjunto e tornam esta extremamente vistosa ao mesmo tempo que o design italiano lhe confere um estatuto de quase exclusividade.

Em suma, uma bicicleta de qualidade acima da média que prima pelo conforto e que adapta-se às mais variadas condições, seja a enfrentar a dureza de um percurso de XCO, seja para fazer muitos quilómetros em voltas descontraídas.

A marca é representada pela Ciclopinhal situada no Pinhal Novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário